O baterista Daniel Oliveira nasceu em Belo Horizonte (Minas Gerais) e mudou-se aos dez anos de idade para Brasília (Distrito Federal), onde começou a estudar música e se apresentar, mais tarde fazendo turnês nacionais e internacionais com vários trabalhos de diversos estilos musicais como: Condomínio do Sax, Jürgen Friederich, Bocato, Nelson Faria, Affinity Jazz Trio and ensemble, Rony Motta, Bsb Disco Club, Soul What and Funk’ n Jazz. Tocou com as orquestras: Brasília Popular Orquestra, Jerry Cecco Big Band Ensemble, Brasília Swing Phonic Band, Orquestra de Jazz da Universidade de Brasília e Ted Moreno Orquestra. Como ganhador da bolsa de estudo, oferecida por mérito, a “Best Scholarship”, Daniel estudou na prestigiosa Berklee College of Music, em Boston, Estados Unidos. Também recebeu o “Provost Excellence Award” da UofL, prêmio oferecido pelo estado de Kentucky.
Apresentou-se em diversos shows e ministrou workshops na UofL, University of Louisville; The Dayton University (Ohio); The Indiana University (Indiana); The Michigan State University e The Western Michigan University (Michigan) além de uma série de vinte workshops em escolas de 1º e 2º graus, no condado de Hardin, através da New Performing Arts. Também tocou no Festival de Jazz de Viena (Áustria), e na semana brasileira do Hyatt Regency Istambul (Turquia).
Daniel mudou-se para São Paulo em 2005 mantendo uma ativa carreira tanto como professor e coordenador do curso de bateria do IBVF, cargo que ocupou até dezembro de 2010.
Quanto à sua carreira como baterista freelancer tocou com renomados grupos e artistas, dentre eles Orquestra Heartbreakers, Marcos Borelli Trio, João Castilho, Itamar Collaço, Marcelo Martins, Diogo Cardoso, Marlene Souza Lima, José Staneck, Oswaldo Amorim, Márcio Scialis, Conrado Paulino, Guta Menezes, Fabrício Casarejos, Diogo Cardoso, Otavio Castro e RM Big Band. Apresentou-se também no Batuka! International Music Festival na sua décima primeira edição em 2009.
Juntamente com Vera Figueiredo; lançou pela editora norte-americana Hudson Music o play along “Vera Cruz Island-Brazilian Rhythms for Drumset.”
Colaborou com a revista Batera e Percussão por mais de três anos tendo mais de trinta artigos publicados além de ter sido capa das edições de dezembro de 2008 e julho de 2010, além dos artigos de capa de julho (polirritmia) e agosto (utilização de frases através das barras de compasso) do mesmo ano. Também escreveu a coluna “Perfil” aonde tratava sobre jazz na bateria através de sua história e análise estilística.
O baterista foi o entrevistado e co-roteirista do programa especial Mão na Massa sobre a história do jazz para a bateria no site www.showlivre.oi.com.br em novembro de 2008 além de para o site www.obaterista.com em março de 2008 sobre polirritmia e maneiras otimizadas de aproveitamento técnico.
Daniel Oliveira é colaborador e colunista da revista Modern Drummer Brasil desde setembro de 2010 tendo publicado desde artigos técnicos a entrevistas e matérias de capa além de fazer traduções das matérias da Modern Drummer USA.
Foi entrevistado no site da editora norte-americana Hudson Music e eleito professor do mês em março de 2010.
Atração especial no Encontro de Bateras em agosto de 2010, São Paulo também abriu a turnê de Workshops de Thomas Lang no Brasil em Goiânia, setembro de 2010.
Professor convidado da 30ª e 31 ª edições do Festival de Música de Londrina em julho de 2010 e 2011.
Em janeiro de 2011 mudou-se para Brasília DF onde abriu seu próprio Instituto de Bateria, o iDO! (Instituto Daniel Oliveira), trazendo para a cidade toda a sua expertise e metodologia no ensino do instrumento aliada às novas tecnologias voltadas ao aprendizado.